HOSPITAL DE OLHOS DE GOIÂNIA

CATARATA

Catarata é atualmente uma das principais causas de perda de visão no mundo e é uma doença que pode ser prevenida e tratada com sucesso a depender do caso.

A catarata consiste em uma lesão ocular que atinge o cristalino, tornando-o opaco, o cristalino é uma lente que fica atrás da íris, e a transparência dele permite que os raios de luz alcancem a retina formando a imagem, comprometendo a visão. A catarata tem uma evolução lenta, podendo afetar primeiro um olho antes do outro.

Sintomas da Catarata:

  • Visão Embaçada
  • Sensibilidade à Luz
  • Dificuldade para Ler
  • Imagens Distorcidas
  • Visão Duplicada
  • Dificuldades para Dirigir

Como os raios luminosos não chegam até a retina, onde se localizam todos receptores fotossensíveis, o paciente tem dificuldade para enxergar imagens com nitidez.

Logo no começo da doença, a pessoa ve uma imagem embaçada, como se estivesse usando um óculos sujo ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Conforme a doença avança, a dificuldade em enxergar com clareza aumenta progressivamente levando à pessoa a enxergar apenas vultos, e se não tratada pode levar até a cegueira

Podem ocorrer outros sintomas também, como sensibilidade à luz, imagens distorcida e também visão duplicada. Geralmente as queixas dos pacientes são de dificuldade para andar, dirigir e ler ou até mesmo ver cores como se estivessem desbotadas.

Causas da Catarata

Tem como principal causa o envelhecimento, principalmente em pessoas com mais de 50 anos. Existem casos também em que a criança já nasce com a doença por problemas genéticos, em casos em que as mães tiveram sífilis, toxoplasmose ou rubéola nos primeiros 3 meses de gravidez. A catarata também pode ser congênita ou adquirida.

Existem também casos de catarata em pessoas que tem histórico de usos de colírios, principalmente os que tem corticoides, sem indicação médica, traumas oculares, inflamações intraoculares, pessoas que tiveram contato em excesso com radiações e pessoas diabéticas.

Como é feito o Diagnóstico?

Em um exame o seu oftalmologista irá verificar se o cristalino possui alguma lesão. Esse diagnóstico deve ser feito apenas por um oftalmologista.

Tratamento da Catarata

Existe apenas uma forma de tratar a catarata, e é por meio cirúrgico. A cirurgia é feita com o objetivo de substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função que foi perdida. A lente implantada pode ser usada para corrigir diversos problemas da visão, inclusive podendo ser implantada uma lente especial que permitem eliminar os óculos para longe.

A cirurgia para Catarata além de rápida e simples é indolor e de rápida recuperação exigindo apenas cuidados pós operatórios que serão informados pelo seu médico oftalmologista.

Conte Conosco

Nós do Hospital de Olhos de Goiânia somos especialistas em Catarata e possuímos uma equipe com oftalmologistas experientes e capacitados para o seu tratamento. Contamos com tecnologia de ponta para realizar seu tratamento.

Agende agora mesmo sua consulta, exame ou cirurgia ligando para o telefone (62) 3089-6400 ou preenchendo nosso formulário de contato.