HOSPITAL DE OLHOS DE GOIÂNIA
PESQUISA DE DALTONISMO
O que é daltonismo?
Daltonismo foi estudado pela primeira vez pelo químico inglês John Dalton, de quem herdou seu nome em sua homenagem. O daltonismo é uma deficiência visual em que a pessoa não é capaz diferenciar e de reconhecer algumas cores específicas.
Tipos de daltonismo
Protanopia
É um dos mais comuns, tem como principal característica a ausência do pigmento vermelho. Nesses casos o paciente que possui esse tipo de daltonismo pode enxergar tons de verde, cinza ou marrom, dependendo da ausência de pigmentos vermelhos que o objeto tem. Neste caso, o paciente pode enxergar verde ao invés de vermelho.
Deuteranopia
Pessoas com esse tipo de daltonismo não são capazes de distinguir a cor verde. Como ocorre na protanopia, as cores vistas são mais puxadas para o tom marrom. Por exemplo ao observar uma árvore, o paciente enxerga tudo como se fosse da mesma cor, com pequenas diferenças de tonalidade entre tons mais fortes e escuros.
Tritanopia
É o tipo de daltonismo considerado mais raro dos três. Ela atinge com mais intensidade o reconhecimento das cores azul e amarelo. Essas pessoas não enxergam a cor laranja e no lugar do amarelo, a pessoa enxerga um rosa mais claro.
Diagnóstico
Podem ser realizados três tipos de exames para o diagnóstico do daltonismo, sendo o mais popular o teste de cores de Ishihara. O teste consiste na utilização de cartões com diversos pontos coloridos, no centro podemos ter uma letra, número ou objeto. Pessoas com visão normal conseguem ver claramente, já quem possui daltonismo pode não enxergar, dependendo da cor que está sendo utilizada.
Conte Conosco
Nós do Hospital de Olhos de Goiânia somos especialistas em diversas doenças e possuímos uma equipe com oftalmologistas experientes e capacitados para o seu tratamento. Contamos com tecnologia de ponta para realizar seu tratamento.
Agende agora mesmo sua consulta, exame ou cirurgia ligando para o telefone (62) 3089-6400 ou preenchendo nosso formulário de contato.