HOSPITAL DE OLHOS DE GOIÂNIA
GLAUCOMA
O glaucoma é caracterizado principalmente pelo aumento da pressão ocular, provocando assim alterações e lesões no nervo óptico, levando a danos irreversíveis, como a cegueira, caso não tratado adequadamente.
O glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. Segundo a OMS, são registrados anualmente certca de 2,5 milhões de casos no Brasil, atingindo principalmente pessoas com mais de 40 anos.
Tipos de Glaucoma
Existem vários tipos de glaucoma atualmente, sendo os mais comuns o glaucoma crônico e o glaucoma de ângulo aberto. Sendo na maioria das vezes assintomático e incidindo em pessoas com mais de 40 anos. Confira mais sobre os tipos de Glaucoma:
Glaucoma secundário
Costuma ser causado pelo uso de medicamentos, como por exemplo corticósteróides, devido a outras doenças oculares e por traumas.
Glaucoma congênito
É o tipo de glaucoma em que a criança herda da mãe durante a gravidez. É um tipo de glaucoma raro e pode ser tratado imediatamente assim que descoberto.
Glaucoma de ângulo aberto (crônico)
O mais comum dos tipos de glaucoma, tem uma tendência de ser hereditário. Nesse tipo, o aumento de pressão ocular se desenvolve de forma lenta, com o passar do tempo a pressão elevada causa danos permanentes no nervo óptico, levando a perda do campo visual.
Glaucoma de ângulo fechado (agudo)
Ocorre quando a saída do humor aquoso é bloqueado de forma súbita. Levando a um aumento rápido, grave e doloroso da pressão ocular. Esses casos são emergenciais e diferente do crônico a doença não se desenvolve de forma lenta e silenciosa.
Fatores de risco
Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
- Uso excessivo de corticosteroides
- Grau elevado de Hipermetropia
- Doenças no olho, como tumores
e descolamento de retina
- Pressão ocular elevada
- Idade acima dos 40, para casos de
glaucoma agudo
Além desses, pessoas com diabetes, problemas cardíacos, hipertensos e pessoas com problemas de hipertireoidismo, também estão entre os principais fatores para levar a doença.
Sintomas do Glaucoma
De início o glaucoma não tem sintomas. Ao se desenvolver, a doença apresenta seus primeiros sintomas, começando pela perda da visão periférica. Logo depois começa o cansaço visual e o campo de visão começa a diminuir até a pessoa perder completamente a visão. Conheça mais sobre os sintomas:
Glaucoma Congênito
- Lacrimação
- Olhos vermelhos
- Nebulosidade na parte
frontal do olho
- Geralmente notado nos primeiros meses de vida
- Aumento do olho
- Sensibilidade à luz
Glaucoma de ângulo fechado
- Dor grave e súbita no olho
- Olhos vermelhos
- Olhos inchados
- Náusea e vômito
- Sintoma intermitente
Glaucoma de ângulo fechado
- Sem sintomas até o inicio da perda da visão
- Perda gradual da visão
Tratamento do Glaucoma
Logo no inicio da doença seu médico irá lhe receitar um tratamento a base de colírios. Em alguns casos é tratado a causa do glaucoma primeiramente, após a pressão ocular regredir o problema visual irá desaparecer.
Em casos de Glaucoma Crônico é exigido um uso constante de colírios. Podendo também ser controlado por medicações ou cirurgias. Para que não ocorra risco de cegueira, o paciente deverá sempre seguir corretamente a instrução do oftalmologista.
Conte Conosco
Nós do Hospital de Olhos de Goiânia somos especialistas em Glaucoma e possuímos uma equipe com oftalmologistas experientes e capacitados para o seu tratamento. Contamos com tecnologia de ponta para realizar seu tratamento.
Agende agora mesmo sua consulta, exame ou cirurgia ligando para o telefone (62) 3089-6400 ou preenchendo nosso formulário de contato.