HOSPITAL DE OLHOS DE GOIÂNIA
OFTALMOLOGIA PEDIÁTRICA
A importância da Oftalmopediatria:
As doenças oculares em crianças tem diversas causas, porém na maioria dos casos elas podem ser evitadas ou tratadas com sucesso, desde que seja identificada no início. Essas doenças podem atrapalhar o rendimento escolar, prejudicar a vida social da criança e até evoluir para a cegueira. Elas são divididas em 2 grupos, as tratáveis e as preveníveis.
A Oftalmopediatria trata as doenças oftalmológicas das crianças e dos adolescentes, desde problemas simples até malformações congênitas.
Doenças tratadas pela Oftalmopediatria:
As mais comuns em crianças são:Erros de refração
Entram nessa categoria a miopia, hipermetropia e astigmatismo e prejudicam o desenvolvimento da criança.
Glaucoma congênito
Além de causar fotofobia, o glaucoma congênito pode provocar lacrimejamento e aumento do tamanho dos olhos. Podendo até mesmo evoluir para a cegueira caso não for tratado adequadamente.
Catarata congênita
Uma das causas mais comuns de cegueira tratada em crianças. Ela provoca o surgimento de uma mancha branca no cristalino e impede a formação de imagens nítidas.
Estrabismo
Desvio em um ou nos dois olhos, que acaba provocando prejuízo social, estético e funcional no pacientes.
Retinoblastoma
Um dos câncer mais comuns em crianças, podendo ser diagnosticado aos 18 meses de idade. Podendo ser 100% curado caso diagnosticado e tratado precocemente.
Quando devo levar meu filho ao oftalmopediatra?
Logo nos primeiros dias após o nascimento, é necessário fazer o teste do olhinho, para que o oftalmologista busque de alterações no reflexo pupilar associadas a algumas doenças. Esse teste deve ser sempre realizado por um médico oftalmologista e sempre que houver alguma alteração, é importante que a criança passe por uma avaliação mais completa com o profissional.
Outras alterações também devem ser acompanhadas regularmente com o médico oftalmopediatra, como o estrabismo e erros de refração. Caso a criança apresente qualquer sintoma de alguma doença ocular, a consulta com o oftalmopediatra é fundamental.
De que forma é feita a avaliação em crianças?
Diversas alterações podem ser observadas apenas pelo comportamento da criança. No caso dos bebês, por exemplo, devem ser capazes de acompanhar a movimentação ao redor, pegar e identificar objetos e reagir a mudanças de iluminação no ambiente.
Caso a criança com 2 anos tropece muito ou bata sempre em objetos que estão estáticos no ambiente é importante fazer uma visita ao oftalmologista. Já com 4 anos de idade, a criança conseguirá ler números e letras e um teste de visão tradicional já poderá ser feito
.Mesmo assim, caso o médico achar necessário um exame mais completo, como o de fundo de olho, o médico poderá sedá-la fazer o procedimento em uma sala de cirurgia.
Conte Conosco
O Hospital de Olhos de Goiânia possui uma equipe com oftalmologistas experientes e capacitados para o seu tratamento. Contamos com tecnologia de ponta para realizar o tratamento com um Oftalmologista Pediátrico.
Agende agora mesmo sua consulta, exame ou cirurgia ligando para o telefone (62) 3089-6400 ou preenchendo nosso formulário de contato.