HOSPITAL DE OLHOS DE GOIÂNIA
CIRURGIA PARA GLAUCOMA
Como é realizada a cirurgia de glaucoma:
A cirurgia de glaucoma tem como objetivo principal a drenagem e a diminuição da pressão intra-ocular, que é o principal sintoma do glaucoma, evitando o aumento das lesões graves no nervo óptico. Ajudando a preservar a acuidade visual. A cirurgia de glaucoma é feita a laser, geralmente com anestesia local, normalmente em ambiente totalmente ambulatorial.
Indicações para a Cirurgia de Glaucoma
É importante salientar que a cirurgia de glaucoma não é uma forma de tratamento inicial, e sim um último recurso a ser utilizado. Existem formas de conviver com a doença, como realizar prevenções, acompanhamento com um médico oftalmologista e medicamentos específicos indicados por seu oftalmologista.
Quando não há efetividade no uso de medicamentos e não há outras alternativas, a cirurgia poderá ser realizada, desde que o paciente ainda tenha parte da visão e esteja em boas condições de saúde.
Qual o tempo da cirurgia e da Recuperação?
A cirurgia pode durar até 50 minutos, porém isso depende da técnica utilizada. A recuperação pode acontecer em alguns dias e dependendo até algumas semanas. Tudo a depender dos cuidados pós cirurgia. O paciente deve ter cuidados básicos e usar colírios e remédios conforme prescrito pelo médico oftalmologista. Sendo necessária o acompanhamento continuo.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através de consultas regulares no médico oftalmologista, com a medida da pressão intraocular, por meio de tonometria, biomicroscopia, gonioscopia e fundoscopia.
Caso o médico oftalmologista desconfie, ele realizará uma série de exames, como a campimetria computadorizada, paquimetria, curva, etc. Para uma análise morfológica adequada é feita então a tomografia de coerência óptica da camada de fibras nervosas da retina, assim auxiliando o diagnóstico precoce da doença.
Saiba mais sobre o Glaucoma:
O glaucoma afeta o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis pelo envio de impulsos nervosos ao cérebro . Não se trata de uma doença, e tem como principal fator de risco para seu aparecimento a pressão intra-ocular elevada, porém não existe uma relação direta entre a pressão intra-ocular e o aparecimento do glaucoma.
Por ser uma doença crônica e que não há cura, o diagnóstico precoce para um tratamento ágil é importante para evitar danos maiores à visão e evolução para cegueira.
Conte Conosco
O Hospital de Olhos de Goiânia possui uma equipe com oftalmologistas experientes e capacitados para o seu tratamento. Contamos com tecnologia de ponta para realizar o tratamento para o Glaucoma.
Agende agora mesmo sua consulta, exame ou cirurgia ligando para o telefone (62) 3089-6400 ou preenchendo nosso formulário de contato.